DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES EM FONOAUDIOLOGIA

 

Avaliação e reabilitação em linguagem oral, escrita e leitura

O desenvolvimento da linguagem é fascinante e merece nossa atenção desde o balbucio até as frases elaboradas. Cada marco é uma vitória para a criança e um momento de alegria para a família.

Algumas patologias congênitas ou funcionais, podem impedir o desenvolvimento natural e nesse momento, a Fonoaudióloga entra na vida da criança realizando o diagnóstico diferencial e intermediando de modo individualizado para cada patologia/necessidade.

Entre as dificuldades de linguagem ou fala, as mais conhecidas estão o TDL (transtorno do desenvolvimento de linguagem), os Transtornos Fonológicos, Transtorno Motor da Fala, Apraxia da fala na infância, Disartrias, Gagueiras dentre outras.

As dificuldades de linguagem oral podem comprometer o desenvolvimento da leitura e escrita. É comum encontrarmos na escrita da criança as mesmas dificuldades de fala na ortografia, assim como na aquisição da gramática da língua.

Nosso fazer clínico está focado na responsabilidade de diagnosticar por meio de protocolos padronizados e na elaboração do plano terapêutico assertivo.